Bicicletas elétricas produzidas no Brasil, Goiânia - Goiás, desde 2.005

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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MODELOS MOTOR CUBO

 

Motor no cubo dianteiro ou traseiroIMG_20210609_150355_538.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Manual do Proprietário

 

 

 

 

 

Parabéns pela sua aquisição, utilizando a bicicleta elétrica você fará economia, terá liberdade e ainda contribuirá para o meio ambiente e o trânsito em sua região.

 

Montando sua bike

 

Sua E-Bike para ser transportada pode ter sido parcialmente desmontada, normalmente somente a roda dianteira e os pedais são retirados, bastando coloca-los na posição e utilizar uma chave comum para fazer os apertos, em alguns modelos com blocagem na roda basta apenas apertar a mesma com as mãos.

 

IMPORTANTE

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  • Jamais utilize a bateria até o corte automático que o motor faz devido à baixa voltagem, isso poderá danificar a bateria de forma permanente, sendo caracterizado como uso inadequado e NÃO é coberto pela garantia;
  • Sempre que utilizar a bicicleta carregue a bateria, independente do tanto de carga que foi utilizada;
  • Não molhe o carregador, bateria e acelerador e motor de sua bicicleta;
  • Em caso de qualquer anormalidade, cesse o uso imediatamente e contate o revendedor
  • Garantia de 90 dias para motor e demais peças mecânicas e 90 dias para bateria.

 

 

Manutenção

 

Ao começar a utilizar sua E-Bike talvez seja necessário que em alguns dias se faça ajustes nos freios ou marchas, isso pode ser feito em uma loja de bicicletas de sua preferência de forma simples e convencional semelhante a bicicletas nacionais

 

Sempre que trouxer a bicicleta para manutenção e necessário trazer o carregador de bateria para verificação.

 

Em caso de dúvidas entre em contato conosco:

 

Site: http://www.bicicletaeletrica.com.br

 

E-mail: contato@bicicletaeletrica.com.br

 

Telefones: (62) 3242-1022 / (62) 3093-3943 / (62) 3093-4618 de segunda a sexta das 08:00 às 17:00 e aos sábados das 08:00 às 11:00.

 

Logo Brazil Electric Guia rápido de utilização

 

 

Você adquiriu uma e-bike Brazil Electri que tem motor projetado para mais de 10 anos de operação em condições favoráveis de uso. O Quadro de alumínio da bicicleta tem garantia para defeitos de fabricação por 90 dias, 90 dias para o motor e 90 dias para a bateria e demais itens. Neste período, qualquer problema deve ser relatado ao revendedor para que este providencie o reparo/troca o mais prontamente possível. Todas as despesas de retorno e reenvio de peças em garantia são por conta do comprador. Bateria de Lítio sensível a impactos, água, sobrecarga ou picos de energia da rede, que podem causar incendios ou curto circuitos, que configuram uso inadequado e que não são cobertos por garantia contra defeitos de fábrica.

 

Obs.: A utilização em condições extremas de frio, calor, umidade, poeira, maresia, lama, ou quaisquer outras situações insalubres abreviarão a vida útil tanto da bicicleta quanto do sistema elétrico, não sendo considerado defeito de fábrica, e sim uso inadequado e/ou específico e, portanto não cobertos pela garantia de fábrica.

 

 

 

 

 

Instruções de uso do Motor elétrico de sua e-bike

 

➢ Nunca deixe a carga da bateria descarregar  por completo. Carregue imediatamente antes do último led apagar ou a qualquer  momento independente da carga restante.

➢ Sempre pedale nas arrancadas e subidas. Usar somente o motor, sem pedalar em auxílio, pode sobrecarregar o motor que pode ser permanentemente danificado. Este uso inadequado não é defeito de fábrica, e não coberto pela garantia.

➢ Sempre Pedale sua bike. Usar só no motor, como em uma motocicleta por exemplo, sobrecarrega o motor, controlador  e demais componentes elétricos. Sobrecarga não é defeito de fábrica, sendo uso inadequado e não coberto pela garantia para defeito de fábrica.

➢ Quando a bateria se esgota, ela deve ser recarregada Imediatamente;

➢ Nunca tente desmontar a bateria ou o carregador;

➢ Não exponha a bicicleta com seu motor elétrico a fortes fontes estáticas ou fortes campos magnéticos ou ambientes com alta umidade;

➢ A bicicleta com motor e bateria não devem ficar por muito tempo exposta ao sol.

➢Não tente repetidamente usar o sistema elétrico quando ele estiver sem energia. Insistir no uso diminuirá sobremaneira a vida útil da bateria.

➢Você pode retirar a bateria de sua bike para recarga, bastando gentilmente girar a chave e retira-la do suporte.

 

 

Recarregando a Bateria

 

➢Use Somente use o carregador fornecido junto à bike, e certifique-se de que a tensão local é compatível com a do carregador; Normalmente o carregador é bivolt automático, mas certifique-se de sua tensão verificando na parte posterior do mesmo.

➢Conecte o carregador à tomada e confirme que o led ficou verde;

➢ Conecte agora o carregador à bicicleta, se o led vermelho acender, significa que está carregando adequadamente;

➢Quando o led verde acender significa que a recarga está completa;

➢O carregador possui um sistema de carregamento inteligente que para de carregar quando a carga está completa, protegendo contra sobrecarga. Nunca exceda 12 horas de carregamento.

➢Existe uma proteção térmica que impede que a bateria recarregue se estiver superaquecida. Neste caso deixe o carregador conectado que, quando o sistema refrigerar e rearmar, começará a recarga normalmente.

➢Esta situação de super aquecimento deve ser evitada, utilizando a bicicleta nos modos de potencia baixa ou média, evitando o uso na potencia máxima.

➢Sempre recarregue totalmente a bateria antes de usar; Eventualmente poderá utilizar mesmo antes de completar a carga, mas garanta que a próxima recarga seja completa, até acender o led verde do carregador.

➢Não recarregar se a temperatura ambiente for superior a 40°C;

 

EM MODELOS FORMATO GARRAFA, CERTIFIQUE-SE QUE A BATERIA ESTÁ TRAVADA NO SUPORTE, OUVINDO O “CLICK” CARACTERÍSTICO. A BATERIA SEM TRAVAR PODE CAIR DO SUPORTE E DANIFICAR-SE, CARACTERIZANDO USO INADEQUADO E NÃO COBERTO PELA GARANTIA PARA DEFEITO DE FÁBRICA

 

 

Recarregando a Bateria e cuidados com o carregador

 

➢Durante o uso e no armazenamento proteja o carregador da umidade e do contato com líquidos;

➢Proteja contra quedas e impactos para evitar danos e mau funcionamento;

➢Mantenha-o sempre protegido das intempéries;

➢Nunca manter o carregador coberto ou em ambientes sem ventilação;

➢Nunca guardar a bicicleta por muitos dias com a bateria totalmente carregada, tampouco descarregada; usar sempre é a melhor forma de alongar a vida útil do sistema;

➢Quando estiver recarregando, o carregador deve ficar em um local seguro, sem risco de escorregar;

➢Durante a carga, mantenha o carregador longe de gases explosivos ou inflamáveis;

Bateria de Lítio sensível a impactos, água, sobrecarga ou picos de energia da rede, que podem causar incendios ou curto circuitos, que configuram uso inadequado e que não são cobertos por garantia contra defeitos de fábrica.

Nota sobre a bateria: A diminuição da capacidade de carga da bateria com o passar do tempo de uso é normal. Suas características iniciais não podem ser restabelecidas.

 

 

 

Como ligar a Bicicleta com o sistema elétrico:

 

Ligue a energia: Aperte o botão vermelho na bateria.

 

Aperto o botão vermelho no painel

 

Os LEDS se acenderão no painel de controle, mostrando se há energia suficiente.

 

Em bikes com pedal assistido, a posição – é a mais econômica, a do meio a intermediária e a posição + a maior assistência. Quanto maior assistência do motor ( posição + ) menor será a autonomia da bateria

 

Desligando a energia: Aperte o botão vermelho da bateria para a posição OFF. Isso desliga o sistema elétrico inteiro, inclusive o motor. Nessa modalidade você pode usar a bicicleta como uma bicicleta normal. Pode-se também desligar o painel no guidão com o mesmo resultado, desligando o sistema.

 

 

Retirando a roda Dianteira

 

No caso de necessidade de retirar a roda dianteira, como por exemplo, trocar um pneu ou câmara de ar, é necessário desconectar o plug da foto abaixo, tomando o cuidado de quando reconectar alinhar as setas( marcas nos plugs macho e fêmea ) para garantir a correta conexão. Se for forçada em posição diferente da correta ( demonstrada pelo alinhamento das setas ) poderá causar danos irreversíveis ao sistema elétrico, situação configurada com uso inadequado e não coberta pela garantia, que cobre defeitos de fabricação do produto.

 

Observe também na desmontagem da roda que existem arruelas de calço e de travas anti-rotacionais que devem ser remontadas exatamente na mesma posição original, para evitar severos danos ao sistema.

 

 

 

 

 

No Percurso

 

• Coloque a bicicleta em movimento utilizando o PAS, sistema de pedal assistido, que acionará o motor em seguida ao início do ato de pedalar, evitando desperdício de energia causado pelo excesso de corrente elétrica inicial; NÃO USE A BICICLETA SOMENTE NO ACELERADOR. Especialmente em arrancadas e subidas, pedale em auxilio ao motor e evite danos por sobrecarga. Este uso inadequado não é coberto pela garantia de fábrica.

• observe que ao parar de pedalar o motor ainda funcionará por até 5 segundos. Se necessário a parada imediata, acione os freios que o mecanismo fará a parada imediata do motor;

• Ao se iniciar o movimento e em subidas sempre auxilie pedalando, isso preserva o motor e a bateria; Se sua intenção for ter a máxima autonomia, quanto mais pedalar utilizando as marchas da bicicleta, se disponíveis, maior será a autonomia.

• A fim de garantir sua segurança, você deve se manter em uma velocidade econômica. Tente reduzir frequentes frenagens e arranques, assim você poupa energia elétrica e demais peças mecânicas da sua bicicleta;

• Ao retomar o movimento após uma frenagem, tente evitar acelerar ao máximo, poupando outras partes mecânicas da sobrecarga causada pelo motor.

• Pare de pedalar antes de começar a freiar. NUNCA USE O FREIO E ACELERE AO MESMO TEMPO. Isto causará danos ao motor e bateria por sobrecarga

 

 

Instruções de Segurança

• Ao sinal de chuva ou estradas escorregadias, diminua a velocidade e aumente a distância de frenagem, sempre apertando o freio suavemente, a fim de garantir sua própria segurança;

•Verifique sempre o indicador do nível de bateria que está  localizado no guidão, usando-o somente como referência;

•Tenha o hábito de recarregar a bateria frequentemente assim que acabar,  carregando-a completamente assim que atingir a mínima tensão permitida.

 

RESPEITE AS LEIS E REGULAMENTOS DE TRÂNSITO

 

PILOTE SEMPRE EQUIPADO COM CAPACETE, VELOCIDADES MODERADAS ( ATÉ 25 KM/H ), EQUIPAMENTOS E LUZES DE SEGURANÇA. REVISE E REAPERTE SEMANALMENTE EM SEU MECÂNICO DE CONFIANÇA TODAS AS REGULAGENS E FREIOS DE SUA BICICLETA. A BRAZIL ELECTRIC NÃO SE RESPONSABILIZARÁ POR ACIDENTES OU DANOS PESSOAIS A USUÁRIOS DE SUAS BICICLETAS OU A TERCEIROS POR USO INADEQUADO, NEGLIGÊNCIA OU FALHA DE MANUTENÇÃO.

 

 

 

UTILIZAÇÃO:

 

Sua e-bike Brazil Electric é de simples operação, bastando pedalar para que o motor entre em operação. Ao parar de pedalar o motor deixa de funcionar. Observe que tem um atraso de 2~3 segundos para o motor funcionar e também para deixar de funcionar. Observe este detalhe e quando não necessitar da assistência do motor, para de pedalar também 2~3 segundos antes do que faria em uma bicicleta convencional ou acione os freios para corte imediato.

 

Para carregar a bateria, basta conectar o carregador fornecido no conector correspondente na bateria. Você pode e deve carregar as baterias de sua e-bike a qualquer momento, pois estas não “viciam” ou possuem qualquer tipo de efeito memória.

 

 

PRECAUÇÕES:

 

Sua e-bike Brazil Electric não pode ser lavada com pressão ou imersa em água em hipótese nenhuma. No caso de lavagem, deve-se utilizar um pano úmido com detergente nas partes pintadas / cromadas e querosene aplicado com pincel nas relações ( correntes, catracas e coroas ). O excesso de umidade pode danificar sua e-bike Brazil Electric e não é coberto pela garantia. Em caso de limpeza, deve-se proteger/envolver o motor e o acelerador com um filme de PVC plástico ou saco plástico.

 

 

 

EM CASO DE EMERGÊNCIA E FOR IMPRESCINDÍVEL ANDAR NA CHUVA, DEVE-SE DESLIGAR O INTERRUPTOR NA BATERIA, SE POSSÍVEL RETIRAR A BATERIA ( SUGESTÃO COLOCA-LA NA MOCHILA, POR EXEMPLO ), PROTEGER O MOSTRADOR E ACELERADOR COM PLÁTICO E SEGUIR PEDALANDO. ACIONAR O MOTOR NA CHUVA PODE TRAZER DANOS PERMANENTES AO SISTEMA, QUE NÃO SÃO COBERTOS EM GARANTIA, MAS CONSIDERADO USO INADEQUADO.

 

 Interrompa o uso imediatamente no caso de qualquer anormalidade e contate o revendedor.

 

 

 

  RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

 

 

 - Em situações de uso esporádico ou armazenamento mantenha a bateria carregada e a recarregue a cada 7 dias.

 - O carregador é inteligente e gerencia a carga da forma mais eficiente possível, pois o sistema flutua (não carrega) para não aumentar a temperatura da bateria, voltando a carregar sempre que a bateria está em condições de receber a carga, de forma que não é motivo para preocupações se a bateria demorar um pouco mais para se carregar.

- Caso após deixar sua bicicleta carregando e a indicação de carga do carregador não mudar o status para completo, mesmo assim você poderá utilizá-la normalmente, e em seguida volta-la a carga novamente.

- SE OBSERVAR QUE A BATERIA ESTÁ ESQUENTANDO DESLIGUE O CARREGADOR E ENTRE EM CONTATO COM O REVENDEDOR.

 

     

 

 

Perda de autonomia: Após alguns meses de uso (adequado), a autonomia da bateria será MENOR em relação à bateria nova. Alguns fatores externos que influenciam esta redução, além do desgaste natural das baterias são a falta de calibragem nos pneus e freios (perda de até 40% por aumento de atrito ), uso excessivo em superfícies irregulares, aclives e declives (perda de até 30%), uso com Indicador de Nível de Baterias indicando baixo nível de carga. Para uma avaliação correta é necessário fazer um teste de descarga nas baterias em nosso laboratório.

 

 

 

Nos modelos 350w 36v10ah a velocidade com assistência do pedal é de até 25km/h e autonomia de até 40km, com auxílio do usuário e em condições favoráveis ( usuário até 70 kgs ). Em uso intenso e pouco esforço do ciclista a autonomia pode ser menor, em torno de até 20 km.

 

Condições favoráveis para aferição de autonomia: Ciclista de até 70 kgs, terreno plano, velocidades de até 18 km/h, assistência no mínimo e usuário pedalando e bike com todas as regulagens de fábrica checadas.

 

 

 

Condições de uso e comercialização:

 

 

Garantia de 90 dias para bateria nova. Garantia para defeito de fabricação, não são cobertos problemas decorrentes de excesso de umidade, falta de carga na bateria ou uso inadequado da bicicleta, conforme manual do proprietário.

Empresa optante pelo SIMPLES nacional. Não gera direito a crédito fiscal de ICMS e IPI. Carga tributária aproximada de 47,63%. Produto importado. NCM 87120010 bicicletas. Fonte IBPT. O recebimento da bicicleta/triciclo nesta data implica, por parte do comprador, no conhecimento e aceite às condições de uso, garantia e legislação descritas no manual do proprietário. Recomendamos o uso da bicicleta elétrica com a potência original de 350w, em velocidades de até 25km/h, com aceleração através do movimento dos pedais, com todos os acessórios de segurança, iluminação e capacete de acordo com a legislação vigente, com todas as regulagens e fixações da bicicleta checadas semanalmente por seu mecânico de confiança. Garantia da bateria de 90 dias, garantia de motor, quadro de alumínio, acelerador e demais peças mecânicas de 90 dias. A Brazil Electric não se responsabilizará por qualquer tipo de acidente, decorridos por falha de operação, manutenção, fixação ou regulagem dos componentes da bicicleta. O custo de frete ( ida e volta ) em garantia é de responsabilidade do comprador. Em caso de qualquer anormalidade, cessar o uso imediatamente e comunicar o revendedor. Bateria de Lítio sensível a impactos, água, sobrecarga ou picos de energia da rede, que podem causar incendios ou curto circuitos, que configuram uso inadequado e que não são cobertos por garantia contra defeitos de fábrica.

 

 

Dicas de uso dos Câmbios de sua e-bike:

 

 

TROQUE AS MARCHAS COM SUAVIDADE, SEM TRANCOS PARA PRESERVAR O SISTEMA.

 

 

 

 

 

Abaixo, exemplos de usos inadequados, com fadiga precoce dos componentes ( correntes, câmbios e engrenagens), também conhecido como cambio cruzado:

 

 

 

 

 

 

http://www.euvoudebike.com/wordpress/wp-content/uploads/2011/05/incorreta2.jpg

 

Dica: Para longa vida útil do motor, bateria e todas as peças mecânicas de sua e-bike, Todas as marchas podem ser utilizadas. Observe que, quanto maior o peso do ciclista, tipo de terreno e demais condições de uso, é importante é manter o motor em marchas que trabalhem com o esforço do usuário sendo somado a força do motor.

 

 

MANUTENÇÃO DA BICICLETA:

 

      Semanalmente calibre os pneus (60 lbs diant. 60 lbs trás.). Use Vaselina sólida (de farmácia ou ferragista) na corrente para lubrificação. Revise e confira todos os apertos e regulagens a cada 300 km ( ou 15 DIAS ) de sua e-bike em seu mecânico de confiança. Recomendamos um reaperto QUINZENAL na fixação do motor e seus suportes. Sempre é recomendável ajustar cabos de marcha e freios, além da regulagem do câmbio. Pilote sempre com equipamento e luzes de segurança. NUNCA MOLHE O MOTOR E ACELERADOR DE SUA E-BIKE. Limpe apenas com pano úmido. Mantenha sua bicicleta sempre revisada e engraxada, levando-se sempre quinzenalmente para checagem visual por seu mecânico de confiança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Processo de carga da bateria de sua e-bike:

 

O processo de carga adequado deve ter as três etapas a seguir observadas pelo usuário:

 

1ª etapa: Ligar o carregador à rede elétrica e certificar-se que o carregador acendeu o led verde

 

2ª etapa: conectar o carregador à bateria da bicicleta e certificar-se que o led vermelho está aceso, indicando que a bateria está carregando

 

3ª etapa: Certificar-se que o led ficou verde indicando que, após até no máximo 12 hs, a bateria está completamente carregada. O tempo de carga varia de acordo com a condição de descarga da bateria. 

 

 

NÃO MOLHE A BATERIA E OS COMPONETES ELETRÔNICOS DE SUA E-BIKE, GARANTINDO LONGA VIDA ÚTIL PARA SUA BICICLETA ELÉTRICA.

Bateria de Lítio sensível a impactos, água, sobrecarga ou picos de energia da rede, que podem causar incendios ou curto circuitos, que configuram uso inadequado e que não são cobertos por garantia contra defeitos de fábrica.